foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
Tel.242291010
presidente@direcao.aeps.pt

Serviço Cloud do AEPS

Doc. Internos e Placard

Se é professor(a) do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor e quer ter acesso aos Documentos Internos ou Placard de Informações através desta página, solicite os dados à Direção da Escola para fazer o LOGIN no formulário no início da página.

Centro de Formação

Plataforma Empreender para o Sucesso

Quem está ligado

Temos 15 visitantes e sem membros em linha

NAMORArte - por relações igualitárias e livres de violência é um projeto do Graal que aprofunda o trabalho desenvolvido com jovens, desde 2010, em torno do problema da violência no namoro.

O projeto pretende contribuir para prevenir e combater a violência no namoro, um problema que afeta um número significativo de jovens e que tem consequências graves a curto e a longo prazo. Baseia-se na educação de pares e utiliza a arte como ferramenta de intervenção.

Financiado pelo POISE/CIG, o NAMORArte ganhou vida nos distritos de Santarém e Portalegre, a partir do trabalho colaborativo desenvolvido com um grupo capacitado no contexto de ações de sensibilização. Este grupo, que integra 11 estudantes da Escola Secundária de Ponte de Sor tem desenvolvido materiais e iniciativas de sensibilização de pares com o suporte do Graal, de escolas e artistas. Neste momento está em preparação uma exposição itinerante sobre o tema da violência no namoro.

Em maio de 2017, no contexto da Semana da Saúde, jovens que participaram nas ações de sensibilização do projeto que têm lugar no Centro do Graal da Golegã, em regime residencial, desenvolveram, no auditório da Escola, assim como, na EB nº1 de Montargil, uma sessão sobre o tema da violência no namoro, tendo sido envolvidos cerca de 300 jovens. Nessa altura, montaram também, nos átrios das Escolas, um longo estendal com imagens de estudantes, docentes e funcionários/as que foram fotografados segurando frases em defesa das relações igualitárias e livres de violência.

Estão previstas outras iniciativas de sensibilização na Escola Secundária de Ponte de Sor que tem acolhido o NAMORArte, comprometendo-se com as causas do combate à discriminação de género e à violência nas relações de intimidade.

Partilhamos os links para 3 vídeos produzidos no contexto do NAMORArte:

"NAMORArte | as nossas convicções"

"1ª ação de sensibilização do NAMORArte"

"Mal-me-quer, Bem-me-quer" 

Mais se acrescenta que atividades e produções do projeto podem ser acompanhadas na página web do Graal (www.graal.org.pt), no Instagram e no facebook (facebook.com/NAMORarte