foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
Tel.242291010
presidente@direcao.aeps.pt

Quem está ligado

Temos 47 visitantes e sem membros em linha

No âmbito das atividades do Gabinete de Saúde, realizou-se no dia 13 de abril, uma ação de formação para professores sobre Suporte Básico de Vida, orientada pelos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, no Auditório da Escola Secundária de Ponte de Sor.

O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até a chegada do socorro.

Durante a 1ª parte da sessão, foram abordados os objetivos do SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica), os elementos fundamentais para uma chamada eficaz para o 112 e a importância do Suporte Básico de Vida.

Na 2ª parte (parte prática), os professores foram divididos em grupos e colocaram em prática pelas suas próprias mãos as manobras de Suporte Básico de Vida como a desobstrução de via aérea e recurso a manequins. Também foi possível treinar a Manobra de Heimlich e Posição Lateral de Segurança. Todas as dúvidas foram claramente esclarecidas pelos formadores presentes na sessão.

A ação decorreu de forma muito positiva e em breve será realizada mais uma ação.

Fica o agradecimento aos formadores e aos próprios professores, pelo empenho demonstrado durante a sessão de trabalho.

O Gabinete de Saúde

Estatísticas

Ver visitas de Artigos
1227472