No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, a convite da Direção Geral de Educação, abraçou o Projeto Comunidades de Aprendizagem, no âmbito das medidas de promoção do sucesso educativo, iniciando o processo formativo de quatro docentes e uma técnica de intervenção local. Este pequeno grupo tem acompanhado o percurso formativo de outros docentes, divulgando e enraizando o Projeto no Agrupamento. O percurso iniciou-se neste ano letivo, 2020/2021, com a implementação de: ➔ Tertúlias Literárias Dialógicas (turmas de 3.º e 4.º anos); ➔ Formação de Familiares (aberta a toda a comunidade educativa); ➔ Formação do pessoal docente (inicial e contínua, através de tertúlias pedagógicas dialógicas). Os constrangimentos causados pela pandemia em que vivemos têm, à semelhança de outros projetos, impedido que o processo avance com a celeridade desejada, mas temos uma equipa pedagógica muito motivada, composta por 10 docentes de 1.º ciclo, que tem vindo a implementar Ações Educativas de Sucesso, mesmo em contexto de E@D. Acreditamos que é possível ver resultados e diminuir o insucesso escolar. Para mais informações, contacte o professor Pedro Lopes (Coordenador e Formador no âmbito do Comunidades de Aprendizagem) - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . Comunidades de AprendizagemComunidades de Aprendizagem é um projeto de transformação da escola e da sua comunidade através da implementação de Ações Educativas de Sucesso (AES) com o objetivo de promover uma educação de êxito para todas as crianças e jovens. Este modelo educativo está de acordo com as teorias científicas a nível internacional que destacam dois fatores-chave para a aprendizagem na sociedade atual: as interações e a participação da comunidade. O projeto conta atualmente com mais de 9.000 escolas que implementam AES ou são Comunidades de Aprendizagem em 14 países da Europa e América Latina. Baseado nos sonhos de toda a comunidade educativa, através do diálogo e da ciência, este projeto transformador promove a melhoria das aprendizagens, a convivência e a coesão social das comunidades em que é implementado. Base científicaO projeto e as suas seis Ações Educativas de Sucesso (AES) têm uma forte base científica desenvolvida por mais de 80 investigadores e investigadoras de várias disciplinas, ao longo de 30 anos. A sua base conceptual é apoiada pelas conclusões do Projeto INCLUD-ED, Strategies for Inclusion and Social Cohesion in Europe from Education, financiado pela Comissão Europeia entre 2006-2011, coordenado pelo CREA e desenvolvido na Europa com a participação de 14 países. A investigação INCLUD-ED identificou seis AES baseadas em evidências que alcançam os melhores resultados a nível académico, na coesão social e na coexistência em muitos contextos diferentes. São, portanto, universais e transferíveis. Já testadas em mais de 9000 escolas, em 14 países de todo o mundo, as AES são a forma mais eficaz de superar as desigualdades sociais e educacionais. Saiba mais em: https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/ |
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