foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
242291010
242206130

No ano letivo 2019/2020, o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, a convite da Direção Geral de Educação, abraçou o Projeto Comunidades de Aprendizagem, no âmbito das medidas de promoção do sucesso educativo, iniciando o processo formativo de quatro docentes e uma técnica de intervenção local. Este pequeno grupo tem acompanhado o percurso formativo de outros docentes, divulgando e enraizando o Projeto no Agrupamento.

O percurso iniciou-se neste ano letivo, 2020/2021, com a implementação de:

➔ Tertúlias Literárias Dialógicas (turmas de 3.º e 4.º anos);

➔ Formação de Familiares (aberta a toda a comunidade educativa);

➔ Formação do pessoal docente (inicial e contínua, através de tertúlias pedagógicas dialógicas).

Os constrangimentos causados pela pandemia em que vivemos têm, à semelhança de outros projetos, impedido que o processo avance com a celeridade desejada, mas temos uma equipa pedagógica muito motivada, composta por 10 docentes de 1.º ciclo, que tem vindo a implementar Ações Educativas de Sucesso, mesmo em contexto de E@D. Acreditamos que é possível ver resultados e diminuir o insucesso escolar.

Para mais informações, contacte o professor Pedro Lopes (Coordenador e Formador no âmbito do Comunidades de Aprendizagem) -  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Comunidades de Aprendizagem

Comunidades de Aprendizagem é um projeto de transformação da escola e da sua comunidade através da implementação de Ações Educativas de Sucesso (AES) com o objetivo de promover uma educação de êxito para todas as crianças e jovens.

Este modelo educativo está de acordo com as teorias científicas a nível internacional que destacam dois fatores-chave para a aprendizagem na sociedade atual: as interações e a participação da comunidade.

O projeto conta atualmente com mais de 9.000 escolas que implementam AES ou são Comunidades de Aprendizagem em 14 países da Europa e América Latina.

Baseado nos sonhos de toda a comunidade educativa, através do diálogo e da ciência, este projeto transformador promove a melhoria das aprendizagens, a convivência e a coesão social das comunidades em que é implementado.

Base científica

O projeto e as suas seis Ações Educativas de Sucesso (AES) têm uma forte base científica desenvolvida por mais de 80 investigadores e investigadoras de várias disciplinas, ao longo de 30 anos.

A sua base conceptual é apoiada pelas conclusões do Projeto INCLUD-ED, Strategies for Inclusion and Social Cohesion in Europe from Education, financiado pela Comissão Europeia entre 2006-2011, coordenado pelo CREA e desenvolvido na Europa com a participação de 14 países.

A investigação INCLUD-ED identificou seis AES baseadas em evidências que alcançam os melhores resultados a nível académico, na coesão social e na coexistência em muitos contextos diferentes. São, portanto, universais e transferíveis.

Já testadas em mais de 9000 escolas, em 14 países de todo o mundo, as AES são a forma mais eficaz de superar as desigualdades sociais e educacionais.

Saiba mais em: https://comunidades-aprendizagem.dge.mec.pt/