foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
242291010
242206130

Erasmus+ 2021-2027

Ação-chave 1 - Educação Escolar

Acreditação em consórcio: 2020-1-PT01-KA120-SCH-094745

 

 

Promotor: Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS) em consórcio com o Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro (AEEG)

Sentindo cada vez mais a importância de investir numa formação dos profissionais da Educação diversificada e impactante, os AE deste consórcio decidiram estabelecer uma parceria com vista à participação em ações de desenvolvimento profissional internacionais, no âmbito do Programa Erasmus+ 2021-2027.

Foi definido um Plano Erasmus que consiste em quatro metas / desafios, comuns a ambas as Unidades Orgânicas, às quais correspondem também quatro objetivos a alcançar, ao longo dos sete anos de duração deste projeto.

As quatro áreas envolvidas são:

  1. Melhoria da qualidade da educação escolar, com enfoque na promoção do sucesso escolar e da inclusão de todos;
  2. Melhoria da qualidade do ensino e da fluência em línguas estrangeiras;
  3. Incremento da participação cívica da comunidade;
  4. Desenvolvimento da responsabilidade ambiental na comunidade educativa.

A candidatura à acreditação obteve a classificação de 86%, demonstrando o interesse e a vontade em melhorarmos o serviço que prestamos aos nossos alunos e alunas e às comunidades em que estamos implantados.

Ações

Atividades de desenvolvimento pessoal e profissional em mobilidade internacional nos 27 países da UE, Noruega, Islândia, Liechtenstein, República da Macedónia do Norte, Turquia e Sérvia.

No presente projeto estão previstas realizar: 

  1. Aprendizagem por observação (job shadowing)

Estada numa organização parceira de outro país com o objetivo de receber formação através do acompanhamento de profissionais no seu trabalho diário na organização de acolhimento, trocando boas práticas, adquirindo competências e conhecimentos e/ou construindo parcerias de longo prazo através da observação participativa.

  1. Cursos e desenvolvimento profissional

Cursos, conferências, seminários, outros.

Quem pode participar?

Pessoal docente e pessoal não docente que trabalhe regularmente com os alunos, independentemente de ter vínculo aos AE do consórcio ou a entidades parceiras dos mesmos.

Divulgação

As atividades a realizar serão divulgadas nos websites dos AE e por correio eletrónico a todos os profissionais.

Candidatura e seleção

Perfil e seleção dos participantes (a incluir)

Disseminação / impactos

Numa perspetiva de garantir um impacto positivo do projeto na comunidade educativa, os participantes deverão assumir o compromisso de partilhar com os seus pares os conhecimentos / experiências vivenciadas na mobilidade.

Organização

Todos os profissionais  podem apresentar propostas de atividades e estabelecer os respectivos contactos de preparação das mesmas.

As atividades serão realizadas em função:

  1. da sua adequação ao Plano Erasmus;
  2. do financiamento disponível (atribuído anualmente pela Agência Nacional Erasmus+, mediante apresentação de pedido de financiamento pelo consórcio).

As propostas deverão chegar ao responsável Erasmus KA1, no respetivo agrupamento, ao longo do ano letivo anterior ao da realização da mobilidade.

Todas as propostas deverão assumir o mesmo número de vagas para participantes de cada um dos AE do consórcio.

Para mais informação consulte o Guia do Programa Erasmus 2021 (PT)

ou contacte:

AEPS: Pedro Lopes              Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

AEEG: Nuno Galhardo          Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.