foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
Tel.242291010
presidente@direcao.aeps.pt

Quem está ligado

Temos 50 visitantes e sem membros em linha

Intercâmbio Escolar REALCE: Escola Secundária de Ponte de Sor – Portugal e Instituto Bárbara de Braganza – Espanha, Badajoz.

A Escola Secundária de Ponte de Sor realizou já os dois intercâmbios no âmbito do Projeto Transfronteiriço REALCE.

Entre os dias 11 e 17 de março de 2012 os nossos alunos portugueses efectuaram a visita a Badajoz, na região da Extremadura. Durante os dias que permaneceram em Espanha, os alunos e professores tiveram oportunidade de visitar no primeiro dia as antigas instalações do Instituto Bárbara de Braganza e participaram ainda num "Juego de rol" no antigo casco de Badajoz. Já no segundo dia visitaram a cidade de Cáceres (Museu Vostell de Malpartida), onde realizaram um peddy paper "En busca de los huevos y de la gallina de oro".

No terceiro dia fomos recebidos na "Diputación" e visitámos o Museu Arqueológico de Badajoz e ao MEIAC (museu extremeño e iberoamericano de arte contemporâneo).

Seguiram-se dias também enriquecedores: visita a Mérida, à adega e fábrica de azeite de luxo Marqués de Valdueza e ao Museu Romano. Visita à Biblioteca provincial e ao Teatro López de Ayala. No penúltimo dia houve espaço para um almoço partilhado para alunos, professores e pais.

Seguiu-se a vinda dos alunos espanhóis a Ponte de Sor entre os dias 13 e 19 de maio. As atividades foram igualmente diversificadas; passando pela visita guiada à Escola Secundária de Ponte de Sor, à receção no Centro de Artes e espectáculos de Ponte de Sor com oportunidade de ver algumas exposições na Biblioteca Municipal; visita à Zona Ribeirinha; actividades desportivas em Avis e na Barragem do Maranhão; participação num Workshop de roupas recuperadas; conferência sobre Literatura Espanhola; Visita à Cidade de Estremoz (centro de ciência viva de Estremoz e peddy paper de reconhecimento da zona histórica); Visita ao Palácio Ducal, Museu dos coches e museu da caça em Vila Viçosa.

Durante as duas semanas de intercâmbio houve espaço à participação dos alunos em aulas de diferentes áreas disciplinares, o que contribuiu para que fossem cumpridos os objetivos de alcançar um sistema de ensino e aprendizagem multilingue e multicultural, utilizando ferramentas digitais, de forma a oferecer a cada participante uma verdadeira dimensão europeia da educação, com base no entendimento mútuo das realidades culturais e educacionais dos dois países.

Os pais dos alunos espanhóis, bem como dos alunos portugueses, receberam com carinho os alunos parceiros, levaram-nos a passear e às compras e organizaram convívios com todos os participantes, demonstrando assim a sua dedicação a este projeto. Os professores que acompanharam os alunos sentem que todos os objetivos foram completamente alcançados e que foi uma experiência muito enriquecedora. Os alunos tiveram um comportamento ordeiro e cívico e pairou sempre um ambiente agradável entre professores, alunos e pais. Praticou-se muito a língua espanhola bem como a língua portuguesa. A amizade e o respeito estiveram sempre muito presentes!

A coordenadora do Projeto, Ana Duarte

 

Estatísticas

Ver visitas de Artigos
1227475