foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
242291010
242206130

O Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor faz, a partir deste ano letivo, parte de um grupo de 10 escolas designadas de Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

Surgem para dar cabal cumprimento às medidas de apoio previstas para alunos/atletas em Regime de Alto Rendimento ou enquadrados em Seleções Nacionais, plasmadas nos Decretos-Leis n.º 272/2009, de 1 de outubro, e n.º 45/2013, de 5 de abril, respetivamente.

Em cada uma das Escolas foram formadas equipas pedagógicas UAARE com objetivo de desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades (ensino diferenciado).

O processo nas escolas é centralizado no Professor Acompanhante, em estreita colaboração com o Responsável Nacional do Projeto e demais agentes implicados, tais como os professores da Sala Aprender + que asseguram o apoio pedagógico nas diferentes áreas disciplinares.

O Projeto-piloto UAARE tem sido um enorme sucesso, quer no que diz respeito ao sucesso escolar dos alunos envolvidos (com índices de aproveitamento geral de acima da média nacional em quaisquer dos ciclos) quer na sua prestação desportiva, com uma grande repercussão junto dos Pais/encarregados de educação, comunidade escolar (Diretores, Professores, Psicólogos, entre outros) e junto dos restantes agentes envolvidos (Municípios, Federações Desportivas, Centros de Alto Rendimento).

Na Escola Secundária de Ponte de Sor encontram-se a frequentar a UAARE 14 alunos na Modalidade de Basquetebol. Estes alunos/atletas frequentam desde o 8º ano ao 11º ano. Frequentam o Centro Nacional de Treino da Federação Portuguesa de Basquetebol, sito na cidade de Ponte de Sor.

O projeto é Coordenado a nível nacional pelo Prof. Victor Pardal, a Professora Acompanhante da nossa unidade é a Profª. Paula Varandas Ferreira e a Sala Aprender + é assegurada por 5 docentes das várias áreas curriculares: Português, Matemática, Inglês, Biologia/Ciências Naturais e Físico-Química.

Ver mais sobre o Projeto UAARE AQUI