foto1
Escola Secundária de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica João Pedro de Andrade
foto1
Escola Básica de Ponte de Sor
foto1
Escola Básica de Montargil
foto1
Cidade de Ponte de Sor
Tel.242291010
presidente@direcao.aeps.pt

Quem está ligado

Temos 58 visitantes e sem membros em linha

O Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor esteve representado na Finlândia, na cidade se Alajärvi, entre 17 e 23 de janeiro, num Encontro no âmbito do Projeto Erasmus+. Estiveram presentes o seu Diretor, Manuel Andrade e os Professores Rosa Amélia Martins, Cecília Almeida e Rafael Martins. Este Encontro incluiu um Seminário para os Diretores das diferentes escolas presentes, durante o qual foram divulgadas estratégias de forma a tentar diminuir o Abandono Escolar nos países representados. Ao mesmo tempo, com os restantes professores, eram tratados temas como “O que fazer para haver uma maior Motivação nos Alunos”, ou “Como desenvolver, melhorar e restaurar a Autoestima dos nossos alunos”. Um terceiro momento de trabalho foi a apresentação da Aplicação para smartphones e tablets, desenvolvida e terminada por dois estudantes e um professor da Escola de La Rochelle, com a colaboração dos alunos e docentes envolvidos no projeto.

O nosso projeto, com o nome de I.M.A.G.I.N.E. («IMAGINATION and MOTIVATION through ART and GAME in INTERACTION with your NEARBY ENVIRONMENT», em Português «Imaginação e Motivação através da Arte e do Jogo em Interação com o Ambiente em Redor»), apresenta-se como uma maneira diferente de estudar, conhecer o território, trabalhando com fotografia e novas tecnologias digitais (como mapas interativos, programas baseados em geolocalização) e, sobretudo, sentindo-se um pouco mais europeu.  Essa é a essência de I.M.A.G.I.N.E., um projeto de três anos, envolvendo 10 instituições em toda Europa: três escolas Francesas e o C.C.E. (Centro de Cultura Europeia), uma Espanhola, uma Portuguesa, uma Lituana, uma Croata, uma Finlandesa e duas Italianas. O coordenador do projeto a nível europeu, é o C.C.E., Centre de Culture Europeène, de Saint-Jean d'Angély , em França, que sempre esteve envolvido em iniciativas culturais. I.M.A.G.I.N.E.  começou em 2014 e vai durar até 2017. O nosso Agrupamento já trabalha desde o seu início, no ano letivo passado.

 O projeto privilegia atividades com um trabalho de montagem da imaginação através da fotografia, o jogo e a redescoberta do território. Incentivamos os nossos jovens a trabalhar com gráficos e vídeos, com o objetivo final da criação de uma aplicação multimédia sobre a região, para smartphones, e um jogo multimédia interativo. Aliás, esse foi o objetivo do primeiro ano. Na Finlândia vimos o culminar desse trabalho, tendo testado a aplicação referente à cidade de Alajärvi.

A Aplicação final funciona a um nível europeu. Cada país parceiro organizou materiais (fotografias e perguntas para um QUIZ) que serviram para o desenvolvimento da sua aplicação para smartphone e, no nosso caso, Ponte de Sor também está contemplada. Compilámos todos os elementos necessários, fotos, gráficos, mapas, dados GPS com coordenadas, e concretizámos no produto final.

A App de Ponte de Sor está pronta, por enquanto, apenas em inglês, e encontra-se, atualmente, em fase de testes. Nela, há uma espécie de jogo (QUIZ), no qual o utilizador cumpre várias etapas, respondendo a algumas perguntas relacionadas com a nossa cidade, sempre com o objetivo de a descobrir e explorar.

Outra vertente do I.M.A.G.I.N.E. são as mobilidades entre os vários parceiros. Estão previstos intercâmbios culturais com as outras instituições, habitualmente de uma semana, na qual os nossos alunos recebem estudantes de outra escola parceira. Claro que o contrário também acontece, com os nossos alunos a visitar outros países, ficando sempre em casas de alunos participantes.

Já no próximo mês de abril, o nosso Agrupamento irá receber uma comitiva de duas escolas francesas, com 19 alunos e 5 professores, de Saint Jean d’ Angély e La Rochelle, durante uma semana. Um grupo de 8 jovens partilharão da hospitalidade dos nossos alunos, ficando em suas casas. Quanto ao nosso Agrupamento, em maios, irá uma comitiva de 8 alunos e dois professores até à Croácia, à cidade de Rovinj, onde ficarão nos mesmos moldes já explicados: em casas de famílias e sempre acompanhados por alunos e professores locais.

Após uma avaliação do primeiro ano que já passou, I.M.A.G.I.N.E.  é um projeto muito positivo, uma vez que os nossos alunos que, normalmente são menos motivados, demonstram uma participação assinalável. É um importante momento de união, uma experiência que também ajuda os professores a encontrar e partilhar, ao longo do tempo, as melhores estratégias a serem adotadas com os nossos alunos. Como nota final, não poderiamos estar mais orgulhosos.

A coordenadora: Rosa Amélia Martins

Estatísticas

Ver visitas de Artigos
1212768