Hora do Código 2017

A atividade “Hora do Código”, que no presente ano se celebra na semana de 4 a 10 de Dezembro, é um movimento a nível mundial no qual participam milhões de estudantes de diversos países. Este evento é organizado pela Code.org, instituição pública sem fins lucrativos que se dedica a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de escolas possível, garantindo que chegue a todos independentemente do nível social em que se inserem. “A Hora do Código começou como uma introdução de uma hora à informática, projetada para desmistificar o “código”, para mostrar que qualquer pessoa pode aprender o básico e ampliar a participação no campo da ciência da computação. Desde então tornou-se um esforço mundial para celebrar a ciência da computação, começando por atividades de codificação de uma hora, mas expandindo-se para todos os tipos de iniciativas comunitárias. Confira os tutoriais e atividades. Esta campanha popular é suportada por mais de 400 parceiros e 200.000 educadores em todo o mundo (HOUR OD CODE, 2017)”.
Em termos de atividade funciona como uma introdução de uma hora à ciência da computação, com o intuito de melhorar as competências de resolução de problemas, lógica e criatividade, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.
No Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, a hora do código foi celebrada com a participação de todos alunos dos cursos profissionais da área de informática, curso Científico Humanístico de Artes Visuais, 3ª Ciclo do Ensino Básico e Clube de Programação e Robótica. Todos os alunos envolvidos realizaram pelo menos uma das atividades disponíveis no site “Hour of Code” (https://hourofcode.com), colocando assim Ponte de Sor no mapa mundial do evento. No final de cada atividade os alunos tiveram a possibilidade de adquirir o seu certificado de participação. Veja um pequeno resumo da atividade no nosso canal Youtube.

Referências